Olá, meu nome é Caio Oliveira, especialista para a América Latina para o serviço VMware Cloud on AWS. Já estou na VMware há mais de 4 anos quando iniciei como especialista da solução VMware NSX e, desde o início deste ano de 2019, troquei de posição para trabalhar especificamente com a nossa solução de Nuvem Híbrida.
Durante os próximos meses, pretendo escrever e postar uma série de posts e vídeos relacionados a esta extraordinária plataforma, criada em parceira com a AWS – Amazon Web Services que vem tendo uma grande aceitação junto a nossos clientes.
Por que utilizar o VMware Cloud on AWS?
Para explicar um pouco do porquê do VMware Cloud on AWS, confira o vídeo abaixo no qual exploro os desafios atuais da criação de uma verdadeira Nuvem Híbrida e como VMware e AWS endereçam estes desafios.
Como puderam perceber pelo vídeo, a engenharia conjunta criada entre VMware e AWS na construção do VMware Cloud on AWS oferece aos nossos clientes a real possibilidade da melhor utilização de suas nuvens, seja no Data Center (Nuvem Privada) ou AWS (Nuvem Pública).
E os benefícios são evidentes. Primeiro, é a arquitetura de Data Center Definido por Software (ou SDDC – Software Defined Data Center) entregue agora como um serviço na infraestrutura global da AWS. Ou seja, é a tecnologia VMware rodando na nuvem pública da AWS trazendo a mesma consistência e familiaridade com nossas soluções que as empresas já possuem hoje no Data Center.
Com isso, a questão da portabilidade se torna nativa, ou seja, posso mover uma aplicação a quente do Data Center para a Nuvem e vice-versa em questão de minutos.
Como benefício direto da engenharia conjunta entre VMware e AWS, existe a possibilidade do acesso direto a serviços e aplicações nativas na AWS (como EC2, RDS, S3, etc) e, se o SDDC for criado na mesma zona de disponibilidade destes serviços, não existirá custo de conectividade entre estes ambientes.
E por fim, e que considero o principal diferenciador da solução, é o fato de não existir a necessidade da re-arquitetura das aplicações pois trata-se da mesma arquitetura virtualizada tanto no Data Center quanto na nuvem, reduzindo drasticamente os riscos associados a um possível projeto de migração.
E quais são os principais Casos de Uso e Arquitetura do VMware Cloud on AWS?
Confira o vídeo abaixo para entender melhor quais os principais casos de uso que nossos clientes estão enxergando hoje para a utilização do VMware Cloud on AWS. Além disso, entenda como é a arquitetura de nossa oferta.
Como puderam perceber, os principais casos de uso são:
- Expansão de Data Center
- Possibilidade de aproximar as aplicações aos usuários finais através da Infraestrutura Global da AWS
- Migração/Evacuação de Data Center
- Extensão em Picos de Utilização
- Disaster Recovery
- Redução do Tempo de Migração para a Nuvem
E a arquitetura da solução pode ser resumida na topologia abaixo:
Como posso consumir o VMware Cloud on AWS?
Porém, a dúvida agora é como que se dá a forma de comercialização deste serviço?
Em relação ao consumo desta tecnologia, é importante ter em mente que diferentemente das nuvens públicas tradicionais, a nossa unidade atômica é o servidor/hora (ou host/hora). Assim é possível que as organizações determinem a quantidade de máquinas virtuais e aplicações que estarão sendo aprovisionadas por servidor.
Importante também é que os servidores (hosts) são dedicados para cada um de nossos clientes. Não existe compartilhamento de infraestrutura no caso do VMware Cloud on AWS e todo a gestão, operação e suporte da plataforma é realizado pela VMware.
Confira o vídeo abaixo para entender com mais detalhes.
Como puderam perceber no vídeo e também como fora anunciado ontem pelo nosso CEO Pat Gelsinger, o serviço VMware Cloud on AWS já está disponível nos Data Centers de São Paulo da AWS na região da América do Sul.
Como iniciar a jornada com o VMware Cloud on AWS?
Bom, para finalizar este post inicial, nada melhor que uma pequena demonstração do poder da solução. Vamos então criar o nosso primeiro SDDC.
Para ambientes de testes, temos a possibilidade de iniciarmos um SDDC com apenas um servidor (host) porém este tem expiração de 30 dias. Para ambientes produtivos, a menor quantidade de servidores que necessitamos são 3 e é o que faremos no exemplo a seguir.
Bom, com esta demonstração, concluo este primeiro post.
Fique ligado que no próximo post irei cobrir todos os detalhes técnicos da solução e também apresentar a tecnologia HCX – Hybrid Cloud Extension que está embarcada no serviço e facilita muito a migração das aplicações do Data Center para o VMware Cloud on AWS.
Fique à vontade para comentar abaixo sobre este post e entre em contato se tiver qualquer dúvida ou interesse na solução.
Um abraço,
Caio Oliveira
Staff VMware Cloud Solution Engineer
VMware CTO Ambassador
CCIE, VCIX-NV, AWS SA, vExpert 2016-2019
[email protected]
Twitter: @oliveirac_caio