Uncategorized

O aspecto social da tecnologia

Por: Christian Plata, gerente de engenharia de sistemas

ChristianROI. TCO. CAPEX. OPEX. Em todos os projetos no qual trabalhei, estes são alguns dos aspectos que, no final do dia, determinam se um projeto avança ou não em uma empresa; determinam também quem são os fornecedores escolhidos pela empresa para executar tal projeto. Mas, deveríamos considerar outros aspectos além dos números?

A PIADA DE SILLICON VALLEY

A excelente série de comédia Sillicon Valley da HBO, que mostra os desafios que os fundadores de uma startup fictícia chamada Pied Piper enfrentam para conseguir ser a próxima Google, tem uma piada recorrente durante a maioria dos episódios: como a tecnologia vai “melhorar o mundo”. Em dois de seus capítulos, a Pied Piper participa da TechCrunch Disrupt (uma espécie de “batalha das startups”) e absolutamente todos os expositores, independentemente da tecnologia, falam como eles vão fazer deste mundo um mundo melhor (algo que poderia ser totalmente argumentado caso um algoritmo de compactação pudesse, em realidade, melhorar o mundo). Isto me fez pensar na tecnologia que a VMware desenvolve: nós, na realidade, melhoramos o mundo ou somos parte desta piada recorrente? Qual é o sentido de nossa tecnologia?

PASSANDO DO ÓBVIO AO CASO DE USO INESPERADO

Considero a pergunta anterior obrigatória para todos aqueles que trabalham na área de tecnologia. No nosso meio, muitas vezes nossa preocupação sobre a tecnologia se concentra em se podemos fazer algo e não em se deveríamos fazer algo. Sempre achei que a tecnologia “boa” ou “má” dependesse muito da aplicabilidade que damos a ela, e exponho meu ponto de vista com um exemplo: os celulares inteligentes de hoje têm, em sua maioria (para não dizer todos), GPS. O lado negativo desta tecnologia: de acordo com os documentos de Snowden, todos podemos ser monitorados em qualquer momento pela NSA, que pode conhecer nossa localização sempre. O lado positivo desta tecnologia: já tentaram encontrar um endereço em Bogotá que tenha a letra F no meio (Cra 68F…)? Quanto tempo economizaríamos para chegar a um lugar graças a isso; gosto muito deste avanço tecnológico.

Também considero que nosso produto mais conhecido, vSphere/vSphere with Operations Management, é realmente bom e ajudou o mundo. Por que? Ao ler notícias como esta, a principal preocupação, desde meu ponto de vista, deve ser velar por um planeta mais verde e sustentável. Tecnologias de virtualização nos ajudam a reduzir o lixo eletrônico de uma maneira importante. A VMware criou uma indústria inexistente a partir da virtualização de servidores com o vSphere, e se consideramos taxas de consolidação médias de 15:1, isso significa que cada servidor com vSphere nos economizou 14 servidores físicos que iam terminar no lixo de uma cidade.

No entanto, encontrei por acaso o melhor uso de nossa tecnologia em uma visita a um cliente na Colômbia. Um organismo da área de saúde (empresas encarregadas de realizar a prestação de serviços do setor de saúde na Colômbia) queria virtualizar os escritórios de um de seus call centers com o Horizon View. Este call center, para o qual os usuários ligavam para agendar suas consultas médicas, tem uma política de contratação de mulheres chefes de família. Uma análise feita por este call center revelou que, em média, essas mulheres levavam de 1h30 a 2 horas para chegar de suas casas ao trabalho (essa estatística parecerá natural para quem conhece Bogotá). Por meio da implementação dessa tecnologia, esse call center não só ia reduzir o OpEX (principal fator econômico impactado pela virtualização de escritórios), mas também ia “devolver” quatro horas à vida dessas mulheres.

Isso me deixou pensando… realmente mudamos o mundo? Essa tecnologia melhora realmente o mundo? Não creio ter todos os elementos para responder a essa pergunta, mas sim fico com uma inquietude: qual é o ROI para a sociedade onde mães chefes de família deixam de estar quatro horas em um meio de transporte para estar mais tempo com seus filhos?

 

Para obter mais informações sobre a VMware, acesse nosso site no Brasil. Você também pode nos seguir no Facebook, no Twitter, e no Youtube para receber as notícias mais recentes sobre a VMware.

Contatar o departamento de vendas aqui.