Uncategorized

Porque executar o vSphere Enterprise+

Publicado por Mike Fegan

Quando se fala com clientes, a seguinte questão costuma aparecer: “Por que devo fazer upgrade para o Enterprise+?” Para mim, a resposta é simples. Se executa aplicativos essenciais/de camada 1 na sua infraestrutura virtual, você precisa usar o Enterprise+. O Enterprise+ é a melhor solução da categoria para as máquinas virtuais para as quais você precisa garantir o maior tempo de atividade e o melhor desempenho. O Standard e o Enterprise são produtos excelentes, é claro, mas não oferecem a proteção e a resiliência amplas que se obtém com o Enterprise+.

  • Um bom exemplo

Há algumas semanas, estava atendendo um cliente cujas máquinas virtuais com SQL tinham apresentado alguns problemas de desempenho. Após uma conversa rápida, me pareceu que tudo estava configurado corretamente. O cliente estava usando as melhores práticas descritas em “Microsoft SQL Server on VMware Best Practices Guide” (Guia de melhores práticas para a utilização do Microsoft SQL Server em produtos da VMware). Além disso, a configuração do vSphere era bem simples. A empresa do meu cliente possuía cinco hosts e aproximadamente 200 máquinas virtuais. A rede era padrão: switches da Cisco, roteadores, firewalls etc. Eram executadas as soluções vSphere Enterprise e vCenter Standard 5.1. Como não utilizava o Enterprise+, o sistema aproveitava os switches virtuais padrão. Aparentemente, as melhores práticas eram seguidas à risca. Havia duas NICs dedicadas à rede de gerenciamento, duas NICs dedicadas ao vMotion, duas NICs dedicadas ao iSCSI e duas NICs dedicadas ao tráfego de máquinas virtuais. Depois de pensar um pouco, pedi que o cliente compartilhasse o desktop dele comigo, por meio do WebEx. Como sei que o SQL pode exigir muito da entrada/saída de disco, decidi analisar melhor a configuração de iSCSI. Acessei a configuração de rede do primeiro host para investigar o vSwitch de armazenamento e notei que a unidade máxima de transmissão (MTU, Maximum Transmission Unit) estava definida em 1500. Perguntei para o cliente se a SAN iSCSI estava configurada para jumbo frames. Ele disse que achava que não. O próxima etapa era verificar a configuração das NICs na rede da área de armazenamento (SAN, Storage Area Network). O cliente acessou a interface de gerenciamento da SAN. As NICs estavam definidas em 9000 MTUs e estavam passando por uma fragmentação de pacotes IMENSA. Recomendei que ele alterasse o vSwitch e os switches iSCSI para 9000 MTUs. O cliente seguiu meu conselho, e isso fez toda a diferença.

  • Essa dor de cabeça poderia ter sido evitada com o Enterprise+

Após duas semanas, o cliente passou a usar o Enterprise+ e o switch virtual distribuído. Quer saber por quê? O switch virtual distribuído possui um recurso chamado “verificação de integridade da rede”.

Ele examina periodicamente os grupos de portas individuais para garantir a configuração apropriada com base em incompatibilidades de MTUs e redes de área local virtuais. No caso acima, a verificação de integridade da rede teria alertado o cliente para o fato de que havia uma incompatibilidade de MTUs no vSwitch de armazenamento. Ele poderia ter tomado uma atitude em relação a isso imediatamente, em vez de receber reclamações dos usuários finais.

  • Como configurar a verificação de integridade da rede

Para ativar o recurso de verificação de integridade, siga estas etapas simples:

  • Na tela inicial Home, clique em “Networking” para acessar os recursos de rede
  • Selecione Virtual Distributed Switch
  • Clique na guia “Manage” e selecione “Settings -> Health Check” para acessar as configurações da verificação de integridade
  • Clique em “Edit” para editá-las
  • Clique na seta que exibe o menu suspenso e escolha “Enabled” para ativar a verificação de integridade

Configure Network Health Check VMware

 

  • E não é só isso!

Além do componente de verificação de integridade da rede, o switch virtual distribuído oferece muitas vantagens em comparação ao switch virtual padrão. Estabilidade da rede de gerenciamento, gerenciamento simplificado, vMotion de rede… A lista é extensa. Quem precisa usar um switch virtual distribuído? Todo usuário do vSphere! Nas próximas semanas, meu colega e engenheiro de sistemas da VMware Chris Cousins publicará um artigo extenso no blog sobre as várias vantagens que o switch virtual distribuído oferece. Será uma boa leitura e recomendo que você venha conferir!

Enquanto isso, acesse este link que explica os vários benefícios obtidos com a habilitação e migração das suas máquinas virtuais para o switch virtual distribuído.

Como o vSphere Enterprise+ contribuiu para a sua infraestrutura de TI? Aguardo os seus comentários.

Mike Fegan

 

Para obter mais informações sobre a VMware, acesse nosso site no Brasil. Você também pode nos seguir no Facebook, no Twitter e no Youtube para receber as notícias mais recentes sobre a VMware.