O IFRN criou um laboratório móvel com VMware para melhorar a educação prática de alunos, reduzir custos e melhorar o gerenciamento de laboratório.
A grande maioria do corpo estudantil da IFRN encontra-se em estado de vulnerabilidade social e possui renda per capita muito baixa, portanto, não possui equipamentos que comportem os programas pesados que alguns cursos demandam. Por isso, enfrentavam longos trajetos diários e as horas na fila à espera de um computador. Para disponibilizar os recursos do laboratório para os alunos, em qualquer lugar, a IFRN implementou tecnologias da VMware, quebrando as barreiras físicas ao permitir que eles acessem aos programas que o curso exige, em um sistema com infraestrutura de ponta, no device que eles possuem. O projeto deu tão certo que já existem planos de ampliá-lo de 100 para mais de mil alunos até o fim de 2019.
“Uma das missões da instituição é levar equipamentos de ponta onde quer que os alunos estejam, quebrando as barreiras físicas da escola. Isso é enriquecedor porque democratiza ainda mais o acesso à educação.”
– Wyllys Abel Farkatt Tabosa, reitor da IFRN
Setor:
Soluções:
Automatize a TI, Eficiência de energia, Automação de laboratório virtual, Gerenciamento da mobilidade corporativa
Produtos/Serviços: