escrito em

0 Comments

VMware TAM

Assim que um vendedor finaliza uma apresentação, a primeira pergunta que o cliente faz é:

– E quanto custa?

Não se preocupe! A grande maioria dos clientes faz essa pergunta, com algumas variações, mas o foco aqui é quanto você terá que “desembolsar” para ter o que você tanto quer. E aqui vale uma reflexão: você solicitou uma proposta para o que você quer ou para o que a sua empresa precisa? Mas isso fica para outro artigo.

 

Se todas as vezes que você receber uma proposta de um fornecedor, você se preocupar com quanto você terá que gastar, algo está errado, pois se você terá um benefício ao adquirir um serviço você não estará gastando, e sim investindo. E para todo investimento é fundamental analisar qual será o retorno que você terá.

 

Para determinar o retorno, é imprescindível que você saiba os benefícios que você terá, e o objetivo deste artigo é te ajudar a entender os benefícios do serviço do Technical Account Manager da VMware. E se nós fizermos nosso trabalho direito aqui, quando um vendedor de serviços da VMware lhe apresentar uma proposta sobre o serviço de TAM da VMware você não irá se preocupar com o custo do serviço, e sim em quanto tempo você terá o retorno sobre o investimento em função do seu ambiente.

 

E o primeiro ponto a destacar é que o Technical Account Manager da VMware faz parte da unidade de Serviços da VMware (PSO – Professional Services Organization), tendo como objetivo principal ser um recurso estratégico e proativo, diferente dos demais serviços de TAM oferecidos por outros fabricantes. Nós somos avaliados apenas pelo feedback dos nossos clientes, e somos independentes de todo o processo de vendas.

 

O segundo benefício para os clientes é o foco na redução de custos de infraestrutura através da consolidação de clusters VMware vSphere, na análise e classificação do dimensionamento dos servidores virtuais (também conhecido por Right Sizing) e na análise das taxas de utilização dos clusters (overcommitment). Em um cliente onde atuo, nós conseguimos aumentar a taxa média de consolidação de 15 servidores virtuais por host vSphere para cerca de 37 servidores virtuais por host vSphere, um ganho de 146%. Em outro cliente, durante um período de migração, colocamos cerca de 170 servidores virtuais em um único servidor vSphere sem nenhum problema de desempenho.

 

Outro benefício do TAM da VMware é auxiliar no correto licenciamento de produtos de terceiros que são executados em ambientes virtualizados. Temos alguns clientes que reduziram pela metade os custos de licenciamento Microsoft e Red Hat, outros economizaram licenças de vCenter e vSphere que eram utilizadas em ambientes dedicados para Oracle. Dependendo do tamanho do seu ambiente, somente esse ponto já recupera o investimento.

 

Além disso, o TAM da VMware tem acesso direto aos times de Suporte e Engenharia e, na maioria das vezes, através dessa interação, ele consegue proteger o investimento (ou parte dele) que você fez em servidores físicos que deixaram de ser compatíveis com as novas versões de produtos VMware. Temos alguns clientes que conseguiram através do trabalho do TAM extender o uso de alguns servidores físicos por alguns anos, reaproveitando alguns Terabytes de memória RAM e algumas centenas de processadores físicos.

Também temos casos onde o TAM, atuando em conjunto com o time de produtos do cliente, ajudou a redefinir os serviços de cloud e com isso acelerou a venda de novos produtos. Através desta iniciativa, o cliente recuperou o investimento no serviço de TAM por alguns anos!

 

Outro pilar importante está relacionado à questões de segurança que impactam nos produtos da VMware, onde o apoio do TAM pode ser fundamental em decisões relacionadas à vulnerabilidades (exemplo: Vulnerabilidades de Processadores), auxiliando os clientes a tomarem decisões fundamentadas e baseadas nas melhores práticas preconizadas e implementadas pela VMware.

 

E para fechar, o TAM da VMware também faz o papel de MythBuster quando o assunto é virtualização. Particularmente já perdemos a conta de quantas vezes ajudamos nossos clientes com assuntos como “Qual formato de disco usar: thin ou thick provisioning? Eu sei que thin tem baixo desempenho …” ou “Qual o tamanho da LUN que eu devo entregar para o meu ambiente? Me falaram que LUNs maiores que 2TB tem problemas de desempenho …”. Apesar de serem questões técnicas, elas podem afetar, e muito, os custos do ambiente.

 

Enfim, estes são alguns dos benefícios que o Technical Account Manager da VMware pode te entregar e que são fáceis de serem atingidos e mensurados, o que te ajuda a futuramente justificar a renovação do serviço como upgrade.