escrito em

0 Comments

topicos

Nos últimos 15 anos, a área de Serviços Profissionais e Consultoria da VMware tem apoiado muitos clientes, globalmente, a avançar com mais agilidade na transformação digital.

Certamente a virtualização foi a inovação mais disruptiva das últimas duas décadas e que permitiu a VMware evoluir em uma sólida estratégia focada em ter qualquer aplicação, em qualquer nuvem e/ou datacenter e entregue em todos dispositivos possíveis.

 

Durante essa longa jornada, percebemos, nos inúmeros clientes que atuamos, que o maior desafio é a entrega de resultado. Muito além de apresentações visualmente impactantes ou documentos vastos em informações, os clientes buscam preponderantemente por: resultado.

 

E assim a área de Serviços Profissionais e Consultoria da VMware (aka PSO), tem abordado, com sucesso, clientes no mundo todo, entregando resultado.

 

Trabalhando com empresas no mercado global, pontuamos 7 fatores críticos que líderes de TI esquecem em sua estratégia de Cloud e Transformação Digital, e que muitas vezes levam a não obter o resultado desejado.

 

  1. Estratégia
    • Falta de visão e direção clara – levar seu ambiente ineficiente on-premises para nuvem, permitirá apenas que você transfira a ineficiência de lugar a um custo mais alto.
    • Business e TI sem alinhamento – a regra básica de ouvir das áreas de negócio onde pretendem chegar e como TI poderá apoiar nos desafios.
    • Incerteza no porque avançar nesse novo modelo e o que fazer para ter êxito.
  2. Patrocínio Executivo
    • Estabelecer prioridades – há uma concorrência com projetos atuais, com o “manter a luz acesa”, é importantíssimo o apoio executivo para dedicar tempo à transformação.
    • Falta um “dono” para a iniciativa – Um responsável pelo projeto, em nível alto na organização é primordial para o sucesso.
    • Barreiras em toda organização – o patrocínio executivo ajudará a romper às inúmeras barreiras que aparecerão ao longo da jornada.
  3. Indicadores de Sucesso
    • Como saber que está impactando positivamente a corporação – medir e acompanhar constantemente.
    • Que métricas são valiosas e para quem deverão ser divulgadas – o que medir? quais ganho serão compartilhados e com quem? Quem não é visto, não é lembrado, TI não pode ser assim.
  4. Capacidade da força de trabalho
    • TI ser um motor ágil e não uma trava no processo – TI ainda é muito reconhecida como custo.
    • Garantir que se tenha os melhores talentos engajados na transformação – a preocupação com ter os melhores talentos no time para alavancar a transformação, o que é mais eficiente? Um batalhão de soldados ou alguns poucos atiradores de elite?
    • Automação é esperado para reduzir o trabalho e erro, não aumenta-lo. – preocupar-se com a operação sempre será primordial, mas quanto tempo é recuperado para iniciativas de automação e eficiência operacional?
  5. Marketing – Serviços de Cloud
    • TI ainda muito reconhecida como centro de custo e não como um motor para transformação – Endomarketing de iniciativas preponderantes ao negócio devem ser compartilhadas em toda organização afim de demonstrar que TI é uma alavanca do mundo digital.
  6. Mobilidade do Negócio
    • Experiência do usuário deve ser a mais próxima da vida real – colaboradores buscam um dia a dia mais próximo da vida normal, apps nos celulares, tablets, utilizar qualquer dispositivo no trabalho, facilidade, praticidade e agilidade são fatores críticos de sucesso especialmente na retenção dos talentos.
  7. Aspecto Organizacional e Cultural
    • Como a organização aceita as mudanças? – Mudanças impactam diretamente a zona de conforto, e esse ponto é de extrema relevância em uma estratégia de Cloud e Transformação Digital
    • Como o aspecto cultural será tratado? Fazer algo diferente gera impacto e resistência, transpor essa resistência através de um processo de aculturamento facilita toda jornada.
    • Criar ambientes mais colaborativos evitando silos – projetos com metodologias ágeis (agile, squads, spotify) criam ambientes naturalmente colaborativos e com maior nível de engajamento.

 

De maneira sucinta, esses são os 7 fatores críticos de sucesso na transformação digital e iniciativas de Cloud. A Tecnologia é importante, sim. Mas não existe tecnologia boa contra um processo ruim. A área de Serviços Profissionais e Consultoria tem ajudado muitos clientes em garantir o bom planejamento e execução, e você pode ser o próximo.

 

Quer saber mais, nos procure, pois, teremos o prazer em conversar e ajuda-lo nessa jornada de transformação.