escrito em

2 Comments

VMworldEm 2018, a VMware comemora 20 anos de inovação, e na semana passada ocorreu o evento mais aguardado do ano: o VMWorld. Considerado o maior na categoria de Virtualização e Cloud Computing, o evento contou com a participação de mais de 21.000 profissionais de 86 países diferentes, representando 5280 empresas. A grandeza do evento ainda pôde proporcionar um total de 215 expositores e patrocinadores no Solutions Exchange, onde aproximadamente 200 histórias de clientes foram compartilhadas nas sessões.

Também não posso deixar de falar do Hands-on Labs, que esse ano somou mais de 9.500 HOL finalizados. Todos os HOL estarão disponíveis em breve.

Todos esses números expressam a grandeza do evento.

Numbers

Pat Gelsinger, nosso CEO, recordou na abertura do evento toda a trajetória da empresa nestes 20 anos em 4 grandes marcos:

  1. Transformação dos datacenters com a virtualização e com ferramentas de gerenciamento.
  2. Lançamento do Workspace One em decorrência da popularização dos smartphones e a demanda do mundo corporativo para um ambiente mais ágil e móvel.
  3. Lançamento da plataforma NSX, solução de gestão e virtualização de redes, permitindo assim uma rápida resposta para a demanda do crescimento de network.
  4. Com a popularização das nuvens públicas e privadas, a VMware focou no lançamento de ferramentas visando a simplificação da gestão desse ambiente, tendo seu maior destaque para o início da parceria com a Amazon AWS, em 2016.

Um dos pontos altos do segundo dia veio da incrível história de vida de Malala Yousafzai, a mais jovem laureada com o Prêmio Nobel da Paz da história. Durante o evento, a paquistanesa deixou sua principal mensagem: “O poder da educação”. Em 2012, então com 15 anos, ela sofreu um atentado pelo Talibã enquanto saía da escola. Na visão deste grupo extremista, Malala representava uma ameaça para o Islã, pois havia criado o blog “Diário de uma estudante paquistanesa”, onde se manifestava contra a proibição dos estudos para mulheres em seu país. 100 estudantes de escolas públicas foram convidados para participar do evento e conferir de perto a mensagem passada pela ativista. Cada um deles recebeu uma cópia do livro “I Am Malala”.

A VMware irá doar uma cópia do livro para bibliotecas de todas as escolas de ensino fundamental e médio no distrito de Clark County School.

Malala

 

E no quesito técnico, O que está por vir então?

Confira abaixo todos os grandes anúncios feitos durante a edição do VMWorld 2018, definindo assim o próximo grande marco.

 

VMware Cloud on AWS: Nossa região (S. América: São Paulo) estará disponível em breve (Q2 2019) e também uma rápida expansão para outras regiões. Confiram o calendário da disponibilização dos serviços abaixo.

calendar

Amazon RDS (Relational Database Service) on VMWare: Trazer todos os benefícios do Amazon RDS para o ambiente virtualizado on-premise ou ambiente hibrido, facilitando assim a instalação, operação e crescimento de banco de dados. Esse serviço estará disponível em breve e suportará banco de dados Microsoft SQL Server, Oracle, PostgreSQL, MySQL e MariaDB.

 

Project Dimension: O projeto Dimension irá estender o VMware Cloud para entrega de infraestrutura de SDDC e hardware como serviço para ambientes on-premises. Como essa solução será um serviço, significa que a VMware irá cuidar do gerenciamento da infraestrutura, solução de problemas, aplicação de patches e manutenção. Por sua vez, significa que os clientes podem se concentrar em diferenciar seu negócio criando soluções inovadoras, em vez de gastar tempo no gerenciamento de infraestrutura.

 

Aquisição da empresa Cloud-Health Technologies A assinatura de um contrato definitivo para aquisição da empresa Cloud-Health Technologies, empresa que oferece uma plataforma de operações na nuvem em AWS, Microsoft Azure e Google Cloud.

 

Livro VMware NSX Automation Fundamentals: Lançamento oficial do livro VMware NSX Automation Fundamentals dos autores brasileiros Caio Oliveira e  Thiago Koga da VMware, não deixem de efetuar o download.book

vSphere Platinum: A nova versão do vSphere que oferece recursos avançados de segurança totalmente integrados ao hypervisor. Ele combina todos os recursos mais avançados do vSphere juntamente com o VMware AppDefense. O vSphere Platinum protege a infraestrutura e os aplicativos aproveitando o hypervisor e o poder do Machine Learn, reconhecendo o comportamento e estado esperado de um aplicativo ou VM (Virtual Machine) e mediante qualquer alteração nesse comportamento esperado a plataforma tomará medidas de contenção e isolamento impedindo que se espalhe pelo ambiente corporativo.

Platinum

vSphere 6.7 Update 1: Anunciado o vSphere 6.7 Update 1 que estará disponível ainda este ano.

Essa versão traz novos recursos e aprimoramentos importantes, entre eles:

  • vSphere Client versão HTML5 com todas as funcionalidades;
  • vCenter Server Converge Tool;
  • Melhorias para HCI (Hyper-Converged Infrastructure) e vSAN;
  • vSphere Content Library aprimorada;
  • vMotion para NVIDIA vGPU e suporte para Intel FPGA.
vSphere

Virtualization on 64-bit ARM for Edge: Em breve teremos o lançamento do ESXi para plataformas ARM de 64-bits garantindo todos os benefícios da virtualização aplicados aos ambientes de IoT. A VMware vê a oportunidade de trabalhar com OEMs selecionados embarcados e explorar oportunidades de oferta focada para ARM.

 

vSAN 6.7 Update 1: Operação Simplificada e melhor resolução de suporte, Atualização de driver e firmware utilizando o VUM (Update Manager), melhoria na integração com o vROps, suporte a TRIM/UNMAP e melhoria na flexibilidade em stretch cluster.

 

vRealize Operations 7.0: Muita coisa nova nessa versão do vROps, principalmente com uma visão Self-Driving para automatizar e simplificar as operações de gerenciamento. Com performance otimizada, interface do usuário muito mais simples de utilizar, entre outras novidades essa versão está excepcional.

 

vRealize Log Insight (vRLI) 4.7: Melhorias em segurança e na UI (interface do usuário).

 

vRealize Automation 7.5: Nova versão do vRA, está com uma nova UI assim como o vRealize Orchestrator, seguindo o projeto Clarity UI. Com muitas novidades, destaco a Integração nativa com Ansible Tower e PKS (Pivotal Container Service), melhoria na integração com o vROps, nova versão do plugin do Service Now agora com suporte Enterprise-level e suporte ao NSX-T On-premisses, além dos aprimoramentos para multi-cloud (AWS, Azure e Google Cloud).

Automation

Workspace ONE Unified Endpoint Management:  Workspace ONE, uma solução unificada com capacidade para gerenciar todas as características de comportamento particular em uma mistura de dispositivos modernos, permitindo a escolha do funcionário e garantindo que seus investimentos em aplicativos e requisitos de processos herdados não sejam esquecidos. Foi anunciado uma série de melhorias, não deixem de conferir no link todos os detalhes, são muitos para expor aqui e precisariam de um post dedicado a isso.

 

VMware Cloud Foundation 3.0: O VMware Cloud Foundation reúne as diferentes tecnologias de virtualização – computação, armazenamento, rede e gerenciamento – para permitir que os clientes criem e operem uma nuvem privada ou híbrida como uma única entidade de maneira automatizada. Essa nova versão traz uma série de melhorias, como escolha de qualquer switch de rede, expansão da HCL do vSAN ReadyNode, suporte até 64 hosts por workload domain, melhoria na UI (interface do usuário), NSX Hybrid Connect.

Foundation

NSX-T Datacenter 2.3 Suporte para bare-metal hosts, suporte para o NSX-T Datacenter para ambientes VMC on AWS e simplificação nos passos de instalação.

 

vRealize Network Insight (vRNI) 3.9: Segurança aprimorada, suporte para dashboard Cisco ASA firewall e maior visibilidade do NSX-T Datacenter.

 

Pulse IoT Center 2.0:  O VMware Pulse IoT Center 2.0 oferecerá aos clientes um gerenciamento mais amplo, operações mais inteligentes, inovação mais rápida e melhor proteção. Juntos, esses novos recursos suportam implantações de IoT maiores – até 500 milhões de dispositivos IoT – com suporte a SaaS e recursos de segurança adicionais. Outros recursos se concentram na facilidade de uso, gerenciamento simplificado e controle aprimorado.

IoT

Não pode comparecer ao evento ou perdeu alguma sessão, não tem problema, a VMware disponibilizará em breve todas as sessões para você ver ou rever, enquanto isso acompanhem os últimos vídeos já disponíveis no link abaixo:

https://videos.vmworld.com/searchsite/2018

 

Para finalizar, deixo aqui meu abraço e espero todos vocês no VMWorld 2018 Europe, e não deixe de nos falar tudo o que você achou do evento e de todas as novidades anunciadas.

 

Ernando

 

Ernando Marques, faz parte do time de Professional Services da VMware como consultor sênior, com mais de 18 anos de experiência na área de TI, formado em Análise de Sistemas e pós-graduado em Gestão de negócios voltado para TI, seu principal foco é a entrega de soluções de Infraestrutura e Cloud na VMware. Também atua em soluções na melhoria de processos nas áreas de TI com foco em automação.

Casado, pai de 2 meninos, nas horas vagas gosta de curtir a família e amigos, gosta de vôlei de praia e um bom jogo de poker.