escrito em

0 Comments

vRops certificação

Toda certificação técnica além de ser uma credencial irrefutável que comprova o seu conhecimento em determinada tecnologia vem acompanhada de benefícios, alguns deles subjetivos, porém é inegável que uma vez obtida a certificação você se torna um profissional mais atraente para o seu empregador, demonstrando o seu comprometimento e empenho em melhorar as suas habilidades e portanto ser capaz de executar suas atividades de maneira mas eficaz, como também poderá melhorar as suas chances em uma possível recolocação futura ou promoção, onde em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo cada detalhe faz a diferença. Não menos importante existe uma satisfação pessoal em alcançar tal objetivo o qual te motivará a enfrentar novos desafios e até níveis mais avançados de certificação, isso sem mencionar alguns programas que permitem a utilização do logo da certificação em páginas pessoais, blogs e até cartões de visitas.

 

E comigo não foi diferente, na ultima semana realizei  a exame 2VB-602 – VMware Specialist: vRealize Operations 2017  e obtive o score necessário para aprovação, e através de post gostaria de compartilhar um pouco sobre a minha experiência com a prova.

 

A prova consiste em 60 perguntas onde deve-se ter uma pontuação mínima de 300 pontos para aprovação, comparado a outras provas onde o tempo pode ser curto para realização de todas as questões, nessa prova temos 150 minutos, onde já estão incluso os 30 minutos de acréscimo para quem não tem a língua inglesa como nativa.

Para ser elegível a realização da prova e obter o Badge VMware Specialist: vRealize Operations 2017 como pré-requisito é necessário ter um certificado VCP em qualquer especialidade VMware(Cloud, Datacenter, NSX ou Mobility).

 

O conteúdo da prova é baseado nas versões do vRealize Operations 6.2 á 6.5, exige um bom conhecimento e vivencia nesses produtos, se você já utiliza as novas versões do vRealize Operations 6.6 e 6.7 é muito importante dar uma revisada nas versões anteriores.

É recomendado o treinamento VMware vRealize Operations Manager: Install, Configure, Manage [V6.2], porem não é um pré-requisito para obter o badge.

Como material de apoio para a realização dessa prova, além da experiência no produto utilizei os itens abaixo:

Exam Guide – Blueprint:  Nesse documento é coberto os principais tópicos da prova, com links de referencia e algumas questões de exemplo para se basear do que pode cair na prova.

Hands on Lab:

Caso não possua um laboratório próprio para instalar e testar o vRealize Operations 6.x através do HOL é possível testar, avaliar e realizar todos os testes que você deseje, para melhor entendimento do produto. Existe alguns HOL específicos que já possuem o vRealize Operations 6.x instalado, para essa prova destaco os dois abaixo:

  • HOL-1801-04-CMP – vRealize Operations – Advanced Topics
  • HOL-1801-05-CHG – vRealize Operations Application Monitoring – Challenge Lab

No geral a experiência sobre essa prova foi bem positiva, as questões são bem diretas e claras, não existe as famosas pegadinhas. Como mencionado anteriormente o tempo é suficiente para você ler e reler as questões e caso tiver alguma duvida pode retornar no final da prova para um review.

Se você deseja ou pensa em tirar essa certificação e tem algumas duvidas fique a vontade para me contatar e/ou deixe seus comentários.

Grande abraço a todos.

 

 

Samuel Nunes trabalha como consultor na VMware atuando com consultoria para planejamento, implementação, documentação e suporte em ambientes VMware, sempre com foco nas praticas de Datacenter, EUC e Cloud.

Com foco na qualidade da entrega, procura sempre transmitir ao cliente confiança e demonstrar os passos do projeto de uma forma simples para que todos possam compreender.

Casado, pai de 3 lindos filhos, adora futebol e nas horas vagas gostar de fazer um churrasco com a família e amigos.