escrito em

0 Comments

Nos últimos três anos, a tecnologia de SD-WAN passou de um conceito para se tornar um mercado multibilionário. Previsões indicam que este crescimento vai continuar alcançando a marca de 8 bilhões de dólares em 2021*.

Embora os benefícios da tecnologia SD-WAN sejam profundos e abrangentes, são especialmente evidentes na América Latina.

A realidade socioeconômica da América Latina onera a instalação e manutenção de infraestrutura de rede de qualidade. A economia na América Latina é baseada essencialmente na exportação de matéria prima, o que implica muitas vezes em redes de acesso precárias em lugares remotos. Nas últimas décadas os governos locais não incentivaram investimento suficiente na infraestrutura de telecomunicação tornando difícil encontrar conexões de rede confiáveis e estáveis.

Esta realidade resulta em um desafio para as Empresas visto que o custo das redes MPLS esta entre um dos mais elevados do mundo e as conexões de internet muitas vezes são de baixa qualidade falhando várias vezes ao dia. Na figura 1 podemos ver o gráfico de duas conexões de um cliente da VeloCloud na América Latina. No mesmo dia é possível verificar um total de 13 falhas de serviço. Por este motivo as Empresas precisam recorrer unicamente ao uso de redes MPLS, com garantia de SLA, porém custo elevado e acabam muitas vezes à hospedar a as aplicações localmente no site para evitar falhas que resultam em impacto ao negócio.

 

Gráfico  1: Cliente com dois  ISPs e  NSX SD-WAN pela  VeloCloud

SD-WAN tem condições de mudar esta realidade na América Latina devido à sua capacidade de agregar várias conexões garantindo um acesso contínuo à internet. Com DMPO “Dynamic Multi-Path Optimization” as empresas podem manter a disponibilidade e performance das aplicações mesmo usando um ou mais links não confiáveis e instáveis.

Como podemos ver na imagem 1, na barra VeloCloud Enhancements, mesmo com 13 interrupções de serviço o cliente não percebe nenhuma mudança na performance das aplicações.

VeloCloud, agora parte da VMware, está especialmente focada nesta área. A sua tecnologia entrega redirecionamento por pacote com correção ultrarrápida abaixo de um segundo para fluxos estabelecidos e em andamento, ou seja, se um link de internet experimenta um problema, a inteligência construída na SD-WAN (NSX-SD-WAN by VeloCloud) é capaz de mitigar ou remediar o problema em menos de um segundo, traduzindo-se em pouco ou nenhum impacto para o desempenho da aplicação. Além disso, o NSX SD-WAN corrigirá os links em tempo real, para garantir que toda a capacidade disponível seja maximizada e otimizada. O NSX SD-WAN não exige que os links disponíveis tenham 100% de garantia de performance para serem utilizados.

Por exemplo, no Gráfico 2, o cliente tem apenas uma conexão ISP, mas implementou o NSX SD-WAN para melhorar o desempenho da conexão existente. Sem o NSX SD-WAN, a conectividade teria sido afetada pelo menos sete vezes ao longo do dia, afetando potencialmente o negócio, ficando offline ou inacessível. Com o NSX SD-WAN, estas interrupções são imperceptíveis para qualquer usuário que esteja acessando a Internet pois a solução foi capaz de eliminar as interrupções e permitir que as operações da empresa permaneçam on-line todo o tempo.

 

Gráfico 2: Cliente com um ISP e NSX SD-WAN by VeloCloud

Para ampliar sua presença na América Latina, a VeloCloud, agora integrada na VMware, fez uma parceria com um importante operador de telecomunicações da região para fornecer SD-WAN à clientes que desejam aproveitar a transformação digital, otimizando a infraestrutura existente e ou configurando novas conexões SD-WAN.

A VeloCloud, em conjunto com o operador, implementou NSX SD-WAN em uma loja de varejo com objetivo de executar provas de conceito. Esta loja de varejo utilizava uma conexão MPLS até então. Para atestar o diferencial da solução NSX SD-WAN como substituto do transporte existente, o operador de telecomunicações, removeu a conexão MPLS e a substituiu por duas conexões de Internet. O cliente final percebeu melhoria na performance das aplicações sem nenhum tipo de instabilidade e agora está ansioso pela implementação de uma rede completamente baseada na solução NSX SD-WAN.

A transformação de rede na América Latina será bastante emocionante, especialmente porque SD-WAN revoluciona o uso da infraestrutura existente. O desenvolvimento deste evento constitui uma das ocasiões em que a tecnologia melhora muito a maneira como as pessoas e empresas de determinada região vivem, trabalham, transacionam e interagem com o resto do mundo. Isso se traduzirá em ganhos diretos e indiretos para empresas e indivíduos.

Em aproximadamente quatro anos, a realidade da infraestrutura de telecomunicações da América Latina será completamente diferente do que é hoje, Empresas e indivíduos terão acesso à conectividade confiável e acessível.

* IDC prediction, 2017