escrito em

0 Comments

Esta publicação apareceu originalmente no Blog SMB da VMware.

Escrito por: Jose Alamo

Jose-alamo-crop-150x150

Implementar um data center definido por software (SDDC) é muito mais do que implementar ou instalar um conjunto de tecnologias — uma solução de SDDC exige mudanças claras na visão, nas políticas, nos processos, nas operações e na prontidão da organização. O CIO de hoje precisa investir uma boa quantidade de tempo para compreender as necessidades do negócio, a cultura da organização de TI e como estabelecer a visão e a estratégia que guiará a organização a fim de fazer os ajustes necessários para atender às necessidades do negócio.

O data center definido por software é uma arquitetura aberta que afeta a maneira como a TI opera hoje. E como tal, a organização de TI precisa criar um plano que utilize os investimentos já feitos em pessoas, processos e tecnologias para fornecer aplicativos novos e legados, ao mesmo tempo que atenda a responsabilidades de TI vitais. A seguir há uma lista dos cinco erros comuns que eu observei ao trabalhar com organizações que implementam soluções de data center definido por software e minhas recomendações para evitar seus impactos negativos:

1. Falha em desenvolver a visão e a estratégia — inclusive os aspectos de pessoas, processos e tecnologias

Muitas vezes as organizações implementam soluções sem definir a expectativa certa e uma direção clara para o programa. O CIO deve usar todos os recursos disponíveis na organização de TI para criar uma visão e uma estratégia e, em alguns casos, é necessário trazer recursos externos que tenham experiência no assunto. A visão e a estratégia devem se alinhar às necessidades de negócio e devem identificar as diferentes áreas a serem analisadas para garantira uma adoção bem-sucedida de uma solução de data center definido por software.

Em minha experiência ao trabalhar com clientes, é fundamental que, como parte do planejamento, seja feita uma avaliação completa que inclua as áreas de pessoas, processos e tecnologias. Uma análise SWOT (FFOA) deve ser realizada para compreender-se totalmente as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. De posse dessas informações, o CIO e a equipe de TI poderão expressar a direção a ser tomada para serem bem-sucedidos, inclusive as mudanças necessárias em pessoas, processos e tecnologias.

Deixar de cumprir essa etapa adicionará complexidade e falta de clareza para aqueles que serão responsáveis pela implementação da solução.

2. Pouco tempo investido na revisão e na compreensão das políticas atuais

Frequentemente há muitas políticas na organização de TI que podem impedir o avanço da implementação das soluções de data center definido por software. Em tais casos, a organização precisa fazer uma revisão profunda das políticas atuais que regem as operações do dia a dia do negócio e da TI. A equipe de TI também precisa garantir a dedicação de uma quantidade significativa de tempo com a equipe de segurança e conformidade da empresa a fim de compreender suas preocupações e que medidas precisam ser tomadas para fazer os ajustes necessários que apoiem a implementação das soluções. Por exemplo, a organização de TI precisa analisar suas políticas de mudanças; algumas políticas mais antigas podem impedir a implantação da automação de processos, que é fundamental para a solução de data center definido por software. Quando essas questões são identificadas desde o início, a TI pode começar a negociação com as linhas de negócios para mudar suas políticas ou criar adaptações que permitam que a solução forneça o valor esperado.

A realização dessas atividades no início do projeto permitirá que a liderança de TI faça escolhas inteligentes e evitem atrasos ou adaptações ao implantar futuras soluções de data center definido por software.

3. Falta de maturidade nos processos de gerenciamento de serviços da organização de TI

O data center definido por software redefine a infraestrutura de TI e permite que a organização de TI integre tecnologia e uma novo modelo operacional para se tornar mais orientada a serviços e mais focada no valor dos negócios. Para apoiar essa transformação, é necessário estabelecer processos maduros de gerenciamento de serviços.

Depois da avaliação dos processos atuais, a organização de TI poderá determinar quais processos exigirão um nível maior de maturidade, quais processos precisarão ser adaptados ao ambiente de data center definido por software e quais processos faltam e precisarão ser estabelecidos a fim de apoiar o novo ambiente.

Será necessária especial atenção aos seguintes processos: gerenciamento financeiro, gerenciamento de demanda, gerenciamento de catálogo de serviços, gerenciamento de nível de serviço, gerenciamento de capacidade, gerenciamento de mudanças, gerenciamento de configuração, gerenciamento de eventos, atendimento de solicitações e aprimoramento contínuo de serviços.

Garanta que a responsabilidade seja identificada para cada processo, com KPIs e métricas mensuráveis estabelecidas — e mantenha a equipe de TI envolvida à medida que novos processos forem desenvolvidos.

4. Gerenciar a nova solução como um reajuste dentro do ambiente atual

Muitas organizações de TI abraçarão a nova tecnologia ou solução só para tentar reajustá-la ao modelo operacional atual. Geralmente, isso é um grande erro, especialmente se a organização esperar melhor eficiência, mais flexibilidade, menor custo operacional, transparência e maior conformidade como potenciais benefícios de um data center definido por software.

As organizações precisam avaliar seus requisitos atuais e determinar se eles serão necessários para as novas soluções. A maioria dos processos, funções, controles de auditoria, relatórios e políticas estão em vigor para apoiar o ambiente atual/legado e devem ser avaliados para determinar-se seu propósito e valor para o negócio e se eles serão necessários para a nova solução.

A liderança de TI deve se perguntar: se a nova solução será reajustada ao modelo operacional atual, então por que precisamos de uma nova solução?  Quais problemas de negócios vamos resolver se não mudarmos a maneira como operamos?

Minha recomendação aos meus clientes é que comecem devagar, minimizem a burocracia, reduzam processos complexos, automatizem o máximo possível, identifiquem claramente novas funções, implementem relatórios básicos e estabeleçam políticas de mudanças estritas. A organização de TI precisa comprometer-se em minimizar o número de mudanças na nova solução para garantir que apenas as mudanças realmente necessárias sejam implementadas.

5. Nenhuma avaliação das capacidades da organização de TI e nenhum plano para preencher as lacunas de habilidades

Os recursos mais importante para a organização de TI são suas pessoas. A gerência de TI pode implementar as melhores tecnologias, mas a organização não terá sucesso se suas pessoas não forem treinadas e capacidades para operar, manter e aperfeiçoar a nova solução.

A organização de TI precisa primeiramente avaliar suas habilidades atuais. Em seguida, deve trabalhar com recursos internos ou fornecedores para determinar como a organização precisa evoluir a fim de alcançar seu estado desejado. Assim que essa lacuna for identificada, a equipe de gerência de TI pode desenvolver um plano e habilitação para começar a fechar a lacuna. Em geral, os planos de habilitação incluem modelos formais de “treinamento do treinador” para espalhar o conhecimento dentro da organização, assim como acompanhamento de fornecedores para obter inspirações e orientações organizacionais juntamente com sessões de transferência de conhecimento para desenvolver a autossuficiência. Em alguns casos, pode ser necessário trazer recursos externos para aumentar a experiência da equipe de TI.

Concluindo, a implementação de uma solução de data center definido por software exigirá uma nova abordagem para implementar processos, tecnologias, habilidades e até mesmo estruturas organizacionais de TI. Espero que essas dicas práticas sobre como evitar erros comuns ajudem a guiar suas implementações de soluções bem-sucedidas de data center definido por software.

 

Para obter mais informações sobre a VMware, acesse nosso site no Brasil. Você também pode nos seguir no Facebook, no Twitter, e no Youtube para receber as notícias mais recentes sobre a VMware.

Contatar o departamento de vendas aqui.

 

====

Jose Alamo é consultor sênior de transformação da VMware Accelerate Advisory Services e está baseado na Flórida. Siga Jose no Twitter @alamo_jose ou conecte-se via LinkedIn.