Uncategorized

Como eu… virtualizo

Post de Ivan Talley, engenheiro de sistema associado (médio porte) no blog VMware SMB

Uma das primeiras (e melhores) coisas que devem ser entendidas é como a maioria dos clientes progride com a pilha de produtos da VMware. Você começa virtualizando os servidores de nível 2 e os inferiores para aproveitar os benefícios e a experiência do virtualizing your datacenter. Em seguida, os clientes normalmente atualizam seus aplicativos de camada 1, como SQL and Exchange. A terceira etapa geralmente é o ponto onde Disaster Recovery se torna o foco. Conforme sua empresa cresce, é possível que você tenha que executar as duas últimas etapas. A quarta etapa é obter vantagens da virtualization and management of your end user computing environment, e a quinta etapa é um dos vCloud Suites de produtos.

Uma maneira fácil de conceituar essa jornada é iniciar a virtualização de alguns dos servidores de forma progressiva, alcançando cada vez mais níveis de virtualização e automação à medida que avança na pilha de produtos oferecidos pela VMware.

O restante deste artigo se concentrará na primeira etapa. Como eu começo o processo de virtualização dos servidores em minha empresa? Esperamos que as etapas abaixo o ajudem a entender melhor o processo e deem a segurança para que você aprenda mais sobre a VMware e sobre como ela pode trazer benefícios para você e sua empresa, aumentando a agilidade e resiliência de seus investimentos em TI.

Estabeleça uma relação com um parceiro/Capacity Planner (pré-virtualização)

Isso ajuda a entender que o vCenter Server gerencia os hosts vSphere e cria o cluster vSphere. Em resumo, você instala e executa o ESXi em hosts físicos gerenciados e colocados em cluster pelo vCenter Server. Você verá inúmeros guias e white papers disponíveis na Base de conhecimento da VMware e Vídeos do YouTube na VMware TV que podem ajudar no entendimento. A terminologia pode ser um pouco confusa.

A receita padrão da VMware para uma instalação inicial eliminando um ponto único de falha consiste em três hosts, dois switches (SAN) e um dispositivo de armazenamento compartilhado. A maioria dos servidores de médio porte compatíveis será adequada para ambientes modestos com 10 a 25 VMs, dependendo do número de núcleos e memória adquiridos para os hosts físicos. Para obter uma estimativa de planejamento mais específica, recomendamos que você entre em contato com um parceiro que tenha experiência com o VMware Capacity Planner. O envolvimento de um parceiro no início do processo pode não ajudar a colocar a solução em funcionamento rapidamente. Pessoalmente, por mais que eu valorize o treinamento técnico, acredito que as despesas iniciais devem ser direcionadas às implementações da solução. A administração do produto da VMware pode ser aprendida ao longo do processo. Na verdade, o treinamento da VMware faz muito mais sentido quando você tem um ambiente em funcionamento para otimizar o aprendizado e manter os conhecimentos em dia.

Determine o crescimento

Outra parte importante do planejamento é elaborar uma projeção de crescimento básico para seu ambiente. Saber onde você estará em dois ou três anos pode permitir que você aproveite os descontos de licenciamento e suporte oferecidos pela VMware. Enquanto os data centers podem se beneficiar dos recursos do VMware Enterprise Plus, foram criados outros níveis de licença e pacotes com poucas diferenças, de maneira que a maior base possível de clientes seja favorecida com a virtualização de servidor. Há alguns descontos significativos com kits mais restritos e, se suas necessidades forem modestas, você pode aproveitar essas ofertas com a certeza de que terá os recursos que precisa para o futuro imediato.

Localize a licença apropriada/os recursos necessários

Para esclarecimento, as licenças de software da VMware são feitas por soquetes de CPU, ou seja, soquetes físicos na placa do sistema. Se você tiver um servidor de dois soquetes, só precisará de duas licenças de processador, independentemente do número de núcleos. Se a CPU tiver 4, 8 ou 16 núcleos, o mesmo sistema de dois soquetes só precisará de duas licenças.

Além das projeções de crescimento, reserve alguns minutos para visitar a página da VMware e saber mais sobre os recursos das edições do vSphere. Isso permitirá que você escolha o nível de licença adequado para as necessidades de sua empresa. Com base em minha experiência pessoal e em conversas com clientes, preste atenção especial ao vMotion, High Availability, vSphere Replication e vSphere Data Protection. Se você tiver dúvidas, entre em contato com o departamento de vendas da VMware. Há executivos de conta atribuídos a cada região nos EUA. Seu executivo de conta ou parceiro pode organizar discussões informativas ou demonstrações de produtos. Próximo ao momento da aquisição, você pode envolver seu executivo de conta para marcar uma reunião com o engenheiro de sistemas (SE) pré-venda, de maneira que ele responda a todas as perguntas mais técnicas e auxilie na validação do plano geral em um nível superior. Além disso, você pode acessar diretamente um dos componentes mais famosos do VMworld a qualquer hora, de qualquer lugar. O portal online do Laboratório prático da VMware permite que você selecione o histórico de um produto para investigar. O ambiente criará e finalizará um ambiente virtual contendo todas as máquinas virtuais necessárias para execução em um tutorial curto, que destaca os recursos e características do produto. Não é necessário fazer download. Você pode “avaliar” o produto sem ter a necessidade de configurar o hardware e fazer download do produto.

Compra

Neste artigo, partimos do princípio que você confirmou que o hardware está na lista de compatibilidade do software escolhido e optou por trabalhar com um parceiro para determinar as necessidades do ambiente com base em suas projeções e no que foi aprendido nas etapas acima. Se você ainda não tiver feito isso, esse será o momento adequado para falar diretamente com seu executivo de conta da VMware, para que haja uma discussão de validação técnica com os engenheiros de pré-venda que prestam suporte à conta. Depois da escolha feita, é hora de adquirir e implementar, ou seja, começar o verdadeiro processo de mudança ao virtualizar seu data center.

 

Para obter mais informações sobre a VMware, acesse nosso site no Brasil. Você também pode nos seguir no Facebook, no Twitter, e no Youtube para receber as notícias mais recentes sobre a VMware.

Contatar o departamento de vendas aqui.

 

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *