Uncategorized

Impacto da virtualização: um depoimento pessoal

Publicado por: Ivan Talley, engenheiro de sistemas, VMware

Eu gostaria de sair da minha posição de engenheiro de sistemas por alguns instantes e refletir sobre o impacto específico da virtualização da VMware no primeiro ambiente que encontrei. O impacto no ambiente e no meu trabalho diário foi uma das mudanças mais radicais que já presenciei em toda a minha carreira na área de TI. Atualmente, muitas pessoas não levam a virtualização a sério, mas acho que todos nós deveríamos reservar um momento para entender o enorme valor dessa tecnologia para os ambientes empresariais.

Antes da virtualização

Antes de virtualizarmos nossos sistemas, estávamos expandindo nossos escritórios para modernizar as instalações internas. Durante a reforma, conseguimos uma sala de 6m x 10m para acomodar o novo data center. Isso veio a calhar, pois tínhamos cinco mesas rolantes grandes de dois níveis para estações de trabalho empilhadas em grande parte com servidores torre e outros computadores diversos relacionados à infraestrutura. Havia cerca de 50 sistemas no total. Isso, junto com nossos antiquados racks de sistemas de telefonia (imagine duas grandes cabines telefônicas ultrapassadas) e a nova fonte de alimentação ininterrupta (UPS, uninterruptable power supply), ocupavam a maior parte do espaço livre da sala. Também havia duas unidades de refrigeração grandes para manter todos os equipamentos dentro dos limites normais de temperatura operacional.

Por que não fizemos isso antes?

Pouco tempo depois da mudança, um dos membros da equipe sugeriu que consultássemos uma tecnologia de virtualização da VMware por conta dos possíveis benefícios. Durante o processo de coleta de informações, participamos de um congresso regional realizado por um órgão público em nosso estado que estava realizando um projeto de virtualização de grande porte. Após dois dias de congresso, retornamos e iniciamos o processo de consulta de preços e planejamento inicial para virtualizar nossos sistemas de teste. Recebemos assistência de um parceiro para ativar um cluster de quatro hosts com uma rede de área de armazenamento (SAN, storage area network) e switches, tudo dentro de um único rack. Começamos a fazer as conversões de físico para virtual em alguns sistemas em novembro daquele ano. Após 60 dias e já percebendo os benefícios, demos início a um projeto que muitos chamaram de “insano”, cujo objetivo era virtualizar todos os sistemas que acreditávamos ser bons candidatos para o processo. Dentro de 150 dias, tínhamos virtualizado nosso ambiente inteiro, com exceção de aproximadamente 10 sistemas que ainda não estavam prontos para conversão ou basicamente eram componentes ultrapassados de armazenamento de alta capacidade.

Impacto imediato: simplicidade, redução de custos, economia de recursos e menor área de cobertura

O impacto de implementar a virtualização em nosso ambiente de TI foi profundo. Houve um esforço imediato para remover da sala de servidor 80% do hardware, suas respectivas mesas etc. Todo aquele espaço físico foi substituído por um único rack de sistemas virtuais, liberando capacidade física suficiente para acomodar o crescimento por um bom tempo. Os custos de refrigeração/energia também sofreram uma queda considerável. Houve também uma redução imediata no trabalho fora do horário de expediente devido à manutenção de hardware. Para mim, isso fez uma enorme diferença, pois equilibrar vida profissional e pessoal é um grande desafio quando se atua na área de TI. Além disso, vários funcionários da equipe que trabalhavam fora do horário de expediente recebiam por hora, então também houve uma redução nos custos com hora extra. Originalmente, não tínhamos planejado virtualizar todo o ambiente, de modo que os hosts físicos adquiridos estavam com pouca memória. Pudemos colocar esses hosts no modo de manutenção durante o horário normal de trabalho e transferir os sistemas para outros hosts usando o vMotion. Com isso, pude desligar o sistema e fazer upgrade de memória antes de ligá-lo novamente e repetir o processo em todos os quatro sistemas. Além de economizar o orçamento com ativos fixos destinado a uma atualização de hardware necessária, pois compramos menos sistemas, conseguimos finalizar nossas tarefas de manutenção de sistemas no prazo ou muito antes do que esperado.

Expansão do ambiente virtual: pensando no futuro!

Após concluirmos a virtualização inicial de nossos servidores, passamos a tentar entender todos os recursos do novo ambiente do vSphere. Um dos primeiros projetos em que trabalhei foi o desenvolvimento de templates de servidor com o SO Windows atual, incluindo patches, em preparação para projetos futuros. Após o esforço inicial, que levou cerca de quatro a seis horas, eu já tinha um template viável para implantar um servidor Windows. Essas implantações de sistema levavam, em média, de 10 a 15 minutos conforme ativávamos os sistemas para alguns aplicativos novos de contabilidade que estavam sendo implementados.

Acredito que isso demonstre a tendência geral que estou tentando comunicar aqui. A virtualização apenas dos servidores do seu ambiente surtirá um efeito profundo e positivo em toda a empresa. Além do mais, isso estabelece as bases para levar a sua infraestrutura de TI para um outro patamar e aumentar as possibilidades com continuidade de negócios, computação para o usuário final e mobilidade, além de abrir caminho para a nuvem híbrida.

De olho no futuro

Futuramente, quando sua empresa estiver pronta para virtualizar uma parte maior da infraestrutura de TI, ela certamente alcançará os mesmos resultados positivos. Com a VMware, que oferece os recursos para desenvolver a infraestrutura mais automatizada do mercado, conhecida como data center definido por software (SDDC, software defined data center), bem como produtos de computação para o usuário final (o VMware Horizon Suite) que praticamente eliminam as preocupações da TI com qual dispositivo endpoint o usuário utilizará para acessar os aplicativos, você conta com um arsenal de produtos e soluções de virtualização e computação em nuvem para escolher, podendo selecionar para seu ambiente o nível de automação mais adequado para as necessidades da sua empresa.

Sem dúvida, você precisa virtualizar e expandir seu modelo de TI virtual.  Agora, reassumindo minha posição de engenheiro de sistemas…Eu tenho essa conversa com clientes todos os dias. Seus usuários finais esperam isso. Seus clientes esperam isso. Assim, você terá mais facilidade para modernizar seu ambiente, atingir seus objetivos de negócios e ainda terá tranquilidade.

Não espere. Quais benefícios você alcançou com a virtualização e como expandiu seu ambiente?

Ivan

 

Para obter mais informações sobre a VMware, acesse nosso site no Brasil. Você também pode nos seguir no Facebook, no Twitter, e no Youtube para receber as notícias mais recentes sobre a VMware.

Contatar o departamento de vendas aqui.

 

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *