Uncategorized

Aumente a eficiência operacional da TI em até 80% com o aprovisionamento de serviços de computação em nuvem

Postagem publicada por

O aprovisionamento de máquinas exige mais tempo e esforço do que se imagina.

Constatamos que a maioria das empresas entrevistadas gasta, em média, de quatro a seis horas de trabalho durante vários dias para aprovisionar um novo recurso de TI. Para algumas, esses dias podem se prolongar para semanas. Para tarefas de manutenção regulares, um esforço semelhante é necessário. Esses atrasos não são raros e estão presentes até mesmo em ambientes em nuvem, onde tudo parece acontecer muito mais rápido. Uma pesquisa da Gartner mostra que 68% dos entrevistados (86 participantes) afirmaram levar um dia ou mais para aprovisionar suas máquinas virtuais. O departamento de TI da própria VMware, um grupo que atende uma divisão de pesquisa e desenvolvimento de porte internacional e que mantém altos padrões de qualidade, declarou que o aprovisionamento levava entre três dias e oito semanas.

Isso é preocupante, pois a maioria das pessoas sabe que bastam de cinco a dez minutos para clonar uma máquina virtual e apenas alguns minutos adicionais para implementar essa VM. Porém, são os detalhes que tomam tempo. A tarefa de clonar uma VM geralmente representa menos de 10% do tempo total necessário para aprovisionar um novo sistema para um usuário.

A maioria dos processos de aprovisionamento não é automatizada: é controlada por e-mail e altamente manual, além de envolver várias etapas. Faça você mesmo uma contagem das etapas. Possivelmente, há inúmeras dezenas de etapas, que geralmente são executadas por várias pessoas usando diferentes ferramentas e aplicativos. Embora o trabalho eventualmente leve apenas de quatro a seis horas no total, o ciclo de serviços deixa as tarefas paradas em filas por dias até serem executadas. A duração total pode chegar a semanas.

Para os responsáveis por solicitar recursos de processamento, um processo do qual geralmente todos participam, é necessário trocar incontáveis e-mails e mensagens instantâneas, bem como atualizar continuamente formulários em formato de planilha. Essas atualizações de status ocorrem em grandes volumes para um número altíssimo de aplicativos. Quando há automação, ela geralmente é proporcionada por um software de central de serviços que coordena a interação de várias pessoas que executam tarefas manuais. Essa automação é vantajosa: no entanto, existem pequenas etapas intermediárias que consistem em iniciar tarefas, aguardar, acompanhar a finalização de servidores e depois acessar novamente o software de central de serviços para fins de atualização. Evidentemente, administradores de sistemas inteligentes criam mais scripts automatizados para simplificar e automatizar tarefas específicas. Mesmo assim, as empresas desperdiçam o tempo precioso de funcionários experientes e caros, que ficam monitorando barras de progresso durante a configuração de máquinas, a implantação de softwares e a atualização de sistemas.

Como tornar a TI mais eficiente pela melhora do aprovisionamento dos serviços de computação em nuvem

Em uma outra postagem, mencionamos os benefícios para os negócios de uma transição para um modelo de aprovisionamento de serviços de computação em nuvem, em que as vantagens incluíam redução de custos, menor tempo de colocação no mercado e aumento da produtividade geral do departamento de TI.  Vamos analisar como conquistar isso.

Existem três requisitos gerais básicos para aumentar a eficiência:

  1. Automação completa dos processos de TI. O segredo para o sucesso é eliminar o esforço manual do departamento de TI em processos orientados ao usuário final. Dê o controle ao próprio usuário que faz a solicitação. Configure uma interface totalmente voltada ao autoatendimento, na qual o usuário possa selecionar opções do catálogo de serviços de TI e todos os processos de implantação, configuração e aprovações ocorram de forma configurada por programação. Para ver como isso funciona na prática do ponto de vista do usuário que solicita o serviço, confira nosso vídeo na VMwareTV.
  2. Ofereça suporte a tecnologias de vários fornecedores e à integração entre elas. É importante pensar na solução para seus usuários finais. Como seu objetivo é dar acesso a aplicativos dentro do seu próprio aplicativo, você deve possibilitar que os usuários finais selecionem as ferramentas e tecnologias que os ajudarão em seu trabalho. Ter uma solução de aprovisionamento de serviços de computação em nuvem aberta e compatível com diversas tecnologias é importante para garantir seu sucesso a longo prazo, principalmente para os aplicativos futuros que sua empresa ainda não incorporou.
  3. Controle nas mãos do usuário com supervisão da TI.  Embora o objetivo talvez seja colocar os responsáveis pelos aplicativos no controle e permitir que eles implantem seus próprios aplicativos, o departamento de TI ainda precisa supervisionar o processo. O departamento de TI deve dispor de métodos para padronizar o catálogo de serviços, controlar o tamanho e o custo dos recursos de processamento alocados aos responsáveis pelos aplicativos e garantir que as políticas de segurança sejam incorporadas. O sistema deve reconhecer o usuário e aplicar as políticas e os controles adequados.

Quando a plataforma de operações e virtualização atender a esses requisitos básicos, a TI poderá oferecer uma nuvem privada em que os recursos de processamento são aprovisionados e gerenciados de forma automática. A combinação desses três requisitos é o único caminho para obter uma solução completa que funcione em sua infraestrutura e seu ecossistema de TI atuais.

Para os clientes da VMware, essa solução de aprovisionamento de serviços de computação em nuvem consiste em dois produtos principais que formam sua infraestrutura do vCloud:

  1. vCloud Automation Center. Pense neste produto como o portal de autoatendimento com um controlador de serviços incorporado. É nele que os responsáveis pelos aplicativos gerenciarão seus recursos de TI a partir de um menu de opções voltado especificamente para o usuário. >> Saiba mais
  2. vFabric Application Director. Esta é a ferramenta de criação que coloca os usuários no controle. Ela traz uma tela com função de arrastar e soltar na qual os usuários podem criar a infraestrutura de aplicativos, atualizar configurações e mapear dependências. Ao final do processo de criação, a implantação pode ser realizada com o clique de um botão. >> Saiba mais

Clientes descrevendo em números o ROI da nuvem privada

Já mencionamos os benefícios alcançados pelo próprio departamento de TI interno da VMware, citando como a implantação de soluções de aprovisionamento de serviços de computação em nuvem pode reduzir consideravelmente as despesas operacionais e acelerar a distribuição de serviços de dias para horas ou até mesmo minutos. Agora vamos analisar os casos de alguns outros clientes e o que eles têm a dizer sobre suas experiências:

Os analistas também concordam. A IDC publicou um artigo chamado “Private Cloud ROI: Look Beyond Server Savings” (ROI da nuvem privada: veja além da economia com servidores), que destaca a economia operacional como apenas uma entre várias outras áreas importantes do ROI da computação em nuvem privada.

Em média, os clientes da VMware aumentaram sua eficiência operacional em 80% ou mais, utilizando seus recursos em iniciativas mais estratégicas. Isso pode representar muito dinheiro para grandes empresas. Um bom parâmetro de referência para estimar a economia que pode ser obtida é considerar que, para uma implementação média de 1.000 VMs com uma taxa de crescimento de 30%, uma empresa pode alcançar uma economia operacional de US$ 130.000 ao ano. No departamento de TI da VMware, constatamos que apenas os recursos relacionados ao controle e a políticas permitem uma economia de até US$ 6 milhões.

Se algum dos pontos anteriores fez sentido para as necessidades da sua empresa, sugerimos que você confira mais informações sobre como evitar custos ocultos ao criar uma nuvem privada e que comece a elaborar seu caso de negócios para implantar uma solução de aprovisionamento de serviços de computação em nuvem.

Caso precise de ajuda, entre em contato conosco e disponibilizaremos prontamente nossos especialistas para ajudar sua equipe a elaborar um caso de negócios e uma solução para aumentar a produtividade da sua TI.

Saiba mais:

 

Para obter mais informações sobre a VMware, acesse nosso site no Brasil. Você também pode nos seguir no Facebook, no Twitter, e no Youtube para receber as notícias mais recentes sobre a VMware.

Contatar o departamento de vendas aqui.