Por Mike Rose, engenheiro de sistemas da VMware, equipe para empresas de médio porte
Durante minhas conversas diárias com os clientes, ouço como os líderes e a equipe de TI estão procurando formas de provisionar seus aplicativos e ter melhor visibilidade de seus pools de armazenamento. Com isso em mente, sinto que devo compartilhar o que ouço e passar algumas informações e dicas.
Informações que você precisa saber: Profile Driven Storage da VMware
Com o Profile Driven Storage da VMware, você pode provisionar aplicativos com inteligência e rapidez, garantindo, ao mesmo tempo, que os níveis de serviço dos aplicativos correspondam ao armazenamento disponível. Veja alguns destaques:
Simplificação do provisionamento de armazenamento
Você pode simplificar o provisionamento de armazenamento fornecendo aos administradores do vSphere a capacidade de superar os desafios iniciais do provisionamento de armazenamento, como planejamento de capacidade, níveis de serviço diferenciados e gerenciamento do limite de capacidade. Você pode:
- Gerenciar a alocação inicial e contínua de máquinas virtuais de acordo com requisitos predefinidos.
- Criar clusters de datastores para oferecer suporte ao Storage DRS.
- Ter maior visibilidade dos recursos de armazenamento por meio da integração com o vSphere APIs for Storage Awareness (VASA).
Fornecer equilíbrio entre os níveis de serviço dos aplicativos e o armazenamento disponível.
Equilibrar os níveis de serviço dos aplicativos de acordo com o armazenamento disponível pode ser difícil, mas, com o vSphere Profile Driven Storage, tenho visto como os administradores do vSphere podem garantir esse equilíbrio e minimizar a necessidade de monitoramento constante e resolução de problemas. Você pode:
- Utilizar verificações de conformidade para garantir que uma máquina virtual esteja sempre no armazenamento adequado.
- Identificar máquinas virtuais fora de conformidade e corrigir o erro com o Storage vMotion.
Alocar armazenamento sem coordenação complexa.
A maior agilidade do Profile-Driven Storage permite que os administradores de armazenamento façam seu trabalho sem causar interrupção no serviço e sem a necessidade de coordenação entre vários grupos. Você pode:
- Aumentar o tempo de atividade e a continuidade de negócios.
- Reduzir a coordenação entre os grupos administrativos.
- Reduzir os esforços para alocar o armazenamento de maneira adequada.
Alguns detalhes técnicos e dicas:
O vSphere 5.0 introduziu o Profile Driven Storage, que oferece alocação rápida e inteligente de máquinas virtuais com base no SLA, na disponibilidade, no desempenho ou em outros requisitos, bem como nos recursos de armazenamento fornecidos.
Com o Profile Driven Storage, várias características de armazenamento, geralmente definidas como uma camada, podem ser solicitadas em um perfil de armazenamento de máquina virtual. Esses perfis são usados durante o provisionamento, a clonagem e a operação do Storage vMotion para garantir que somente os datastores ou clusters de datastores em conformidade com o perfil de armazenamento da máquina virtual sejam disponibilizados.
Status de conformidade de máquinas virtuais
Você pode verificar a conformidade de todas as máquinas virtuais e os discos virtuais associados em uma única visualização, ou no que gostamos de chamar de painel único (Figura 2), ou visualizar isso por máquina virtual. Isso garante que mesmo os “administradores de máquina virtual” que não têm necessariamente acesso a todas as diferentes camadas podem validar a conformidade na guia Summary da máquina virtual (Figura 3).
Figura 2. Painel único de conformidade dos perfis de armazenamento da VM
Figura 3. Conformidade com os perfis por máquina virtual
Como resultado, ficou muito mais fácil e eficiente gerenciar as camadas de armazenamento, o provisionamento, a clonagem e a alocação das máquinas virtuais corretas nas implantações do vSphere. O Profile Driven Storage elimina a necessidade de manter planilhas complexas e maçantes e de validar a conformidade manualmente durante cada migração ou criação de uma máquina virtual ou disco virtual.
Vantagens e benefícios que você realmente precisa
Veja as vantagens e os benefícios que ouvi de meus clientes, com base no aproveitamento que fazem do Profile Driven Storage:
- Superar os desafios iniciais do provisionamento de armazenamento, como planejamento de capacidade, níveis de serviço diferenciados e gerenciamento do limite de capacidade.
- Total integração com o VASA, permitindo o uso de tecnologia de caracterização de armazenamento de fornecedores de armazenamento.
- Suporte a armazenamento NFS, iSCSI e Fibre Channel (FC) e a todos os arrays de armazenamento que fazem parte da Lista de compatibilidade de hardware.
- Possibilidade de os administradores do vSphere marcarem o armazenamento com base em descrições específicas de cliente ou de negócios.
- Uso de caracterizações de armazenamento e/ou descrições definidas pelo administrador para criar regras de alocação de máquina virtual na forma de perfis de armazenamento.
- Disponibilidade de um método fácil para verificar a conformidade de uma máquina virtual, garantindo que determinada VM não seja implantada nem migrada para um tipo incorreto de armazenamento sem que o administrador esteja ciente.
Simplificar sua infraestrutura de TI, enquanto obtém aumento de desempenho, eficiência e controle é uma grande tendência que surge no setor hoje. Recomendo que você analise as vantagens do Profile Driven Storage. Ao obter visibilidade de seu pool de armazenamento, você reduzirá as despesas operacionais e de capital.
Espero que esta publicação tenha proporcionado informações e incentivos para que você continue fazendo avanços em sua infraestrutura de TI.
Veja abaixo um link útil que compartilho com meus clientes:
VMware vSphere Enterprise Plus
O que você está fazendo para provisionar seus aplicativos e ter visibilidade de seu armazenamento? Seus comentários são bem-vindos.
– Mike
Para obter mais informações sobre a VMware, acesse nosso site no Brasil. Você também pode nos seguir no Facebook, no Twitter, e no Youtube para receber as notícias mais recentes sobre a VMware.