por Chris Cousins, engenheiro de sistemas da VMware, equipe para empresas de médio porte
No início do mês, Mike Fegan, um colega de minha equipe, compartilhou um blog sobre um de seus clientes e alguns dos problemas de desempenho que esse cliente estava enfrentando com as VMs SQL. Depois de analisar um pouco o problema, Mike pôde determinar que a MTU no vSwitch não estava configurada adequadamente, o que levava à fragmentação de pacotes e ao baixo desempenho. Mike explicou como esse problema poderia ter sido evitado com a Verificação de integridade da rede, um dos novos recursos do Virtual Distributed Switch (VDS) no vSphere 5.1.
A versão vSphere 5.1 inclui seis novos recursos para VDS: Backup e restauração da configuração, Reversão e recuperação de gerenciamento, Porta distribuída – expansão automática, Gerenciamento de endereços MAC, Suporte ao Link Aggregation Control Protocol (LACP) e Filtro Bridge Protocol Data Unit.
Na publicação de hoje, gostaria de continuar aquela discussão do blog e analisar mais detalhadamente três (3) desses recursos-chave — Integridade da rede, Backup e restauração da configuração do VDS e Reversão e recuperação de gerenciamento — com base em dúvidas e discussões que tive com meus clientes que desejam ter mais controle sobre sua rede distribuída virtual.
Verificação de integridade da rede
A configuração adequada de rede da infraestrutura do vSphere inclui várias partes móveis e pode ser trabalhosa, especialmente em ambientes em que podem existir mais de um administrador, e quaisquer alterações feitas por um administrador da rede física podem passar despercebidas pelo administrador do vSphere. Isso pode levar à configuração incorreta de componentes-chave, como VLANs, teaming do adaptador de rede e MTU.
No exemplo abaixo, ativei a verificação de integridade de VLAN e MTU. Em seguida, mudei a configuração de um parâmetro de VLAN de 1825 para 1800. Como você pode ver, depois que fiz a alteração, fui imediatamente notificado sobre o erro. Pense que você pode evitar todos esses erros usando esse recurso simples e poderoso.
Backup e restauração da configuração do VDS
A configuração do VDS é gerenciada pelo vCenter Server, e todos os detalhes da configuração da rede são armazenados no banco de dados do vCenter. Então, o que acontece nos casos de dados perdidos e corrompidos? Você acertou: você tem que voltar ao início e refazer a configuração da rede virtual. Outra pergunta: você pode usar a configuração da rede virtual de um ambiente para outro, para economizar tempo e não reinventar a roda? Não. Você não pode. A última pergunta: se você interrompe alguma coisa, mudando as configurações da rede virtual, é possível restaurar a configuração anterior? Acho que você chegou ao ponto que eu queria.
O recurso de backup e restauração da configuração do VDS permite que você obtenha snapshots das configurações no nível do VDS e do grupo de portas. Você pode rastrear e controlar as alterações na configuração da rede virtual e restaurar a rede para qualquer um dos snapshots anteriores.
1) Faça backup da configuração do VDS ou do grupo de portas no disco de modo assíncrono. Os usuários podem optar por salvar dados localmente ou na SAN por meio do VMware vSphere® Web Client (vSphere Web Client).
2) Restaure a configuração do VDS ou do grupo de portas a partir do backup.
3) Crie uma nova entidade (VDS ou grupo de portas) a partir do backup.
4) Os usuários também podem implementar imediatamente a configuração do grupo de portas em configurações anteriores. Isso é particularmente útil quando as mudanças de configuração afetam a operação, e os usuários desejam voltar à última configuração antes das mudanças.
Reversão e recuperação de gerenciamento
A rede de gerenciamento é como o suporte principal do ambiente virtual. Se a rede de gerenciamento estiver configurada de modo incorreto, recursos como High Availability (HA) não poderão funcionar, e o vCenter Server não poderá gerenciar a infraestrutura do vSphere. Em um ambiente que usa VDS, a configuração incorreta da rede de gerenciamento pode desconectar todos os hosts do vCenter Server. O recurso de reversão e recuperação monitora quaisquer alterações feitas durante a configuração da rede de gerenciamento. Se a nova configuração fizer com que o host perca sua conexão com o vCenter Server, o recurso de reversão restaurará a configuração anterior e recuperará o serviço. Essa verificação de erro é realizada em tempo real, evitando qualquer tempo de inatividade na rede de gerenciamento. Novamente, outro recurso poderoso.
Benefícios
Utilizando esses três recursos você pode ter maior controle sobre sua rede distribuída virtual. Isso permitirá que você descubra e solucione rapidamente problemas de configuração e tenha meios de fornecer uma solução de recuperação de desastres para sua rede virtual.
Enquanto isso, acesse este link que mostra os vários benefícios obtidos com a habilitação e a migração de suas máquinas virtuais para o Virtual Distributed Switch.
Além disso, aqui está um link para laboratórios práticos para que faça um “teste drive” com o VDS:
Laboratórios práticos da VMware
Quando entrar no portal, verá uma lista de laboratórios. Este é o laboratório recomendado que talvez queira conferir (veja a captura de tela).
Espero que esta publicação tenha proporcionado informações e incentivos para que você continue fazendo avanços em sua infraestrutura de TI.
Como o uso desses recursos o ajudou a aprimorar o gerenciamento de sua rede? Seus comentários são bem-vindos.
– Chris
Para obter mais informações sobre a VMware, acesse nosso site no Brasil. Você também pode nos seguir no Facebook, no Twitter, e no Youtube para receber as notícias mais recentes sobre a VMware.